Receita de cannoli: 5 dicas para fazer os seus cannoli

Os cannoli (plural de cannolo, que em italiano quer dizer algo como “cano/canudo”) são comuns na Itália, principalmente na Sicília, onde acompanham às pessoas do dia do nascimento até o funeral, nos quais são servidos indiscriminadamente.

O cannolo siciliano é uma sobremesa tradicional que remonta à dominação árabe, mas já conhecida na época romana. Um doce frito originalmente reservado apenas para o Carnaval, que se espalhou de um mosteiro de Caltanissetta por toda a região. Com a imigração dos sicilianos foi apreciado no mundo todo. O nome da sobremesa evoca os pedaços de bambu do rio em torno das quais as massas foram enroladas originalmente, antes da invenção e produção de canudos metálicos.

Aqui no Brasil nunca foram um doce muito comum e ainda, quando são feitos, não são 100% fieis à receita siciliana, com algumas exceções. Separamos algumas dicas que vão facilitar sua vida na hora de fazer os seus próprios cannoli. Confira:

  1. A ricota deve ser fresca

    E além disso, deve ser uma ricota bem macia e com sabor neutro. Ou seja, dê preferência à ricotas pouco industrializadas e que “não tenham sabor de nada”. Quanto mais neutra, melhor o reultado final. Prefira ricota de búfala, já que a ricota feita com leite de cabra é práticamente impossível de encontrar no Brasil. Se for usar ricota de vaca, rejeite as que tem aspecto “arenoso e seco”.

  2. Siga a receita original siciliana para a massa

    Muita gente acredita que por ser frito, o canudo fica parecido com qualquer massa utilizada, como a massa de pastel, por exemplo. Um erro recorrente, que deixa seus cannoli completamente diferentes do que é um cannolo veramente siciliano. Por exemplo, na massa de cannoli vão o cacau, a canela, o vinho e a cachaça (grappa, na Itália), já em outras massas que ficam parecidas visualemtne mas com sabor completamente diferentes, os ingredientes principais são água e farinha. (veja a receita original aqui)

  3. Deixe a massa descansar

    Muita gente, na ânsia de fazer logo seus cannoli, esqeuce de um detalhe importante: deixar a massa descansar, pelo menos, por umas 2 horas em geladeira. Isso é necessário para que todos os ingredientes “se assentem” na receita. Para que todos os aromas e sabores fiquem bem homogêneos. Também serve para dar uma espécie de ” leve fermentada” na massa, já que a mistura dos ingredientes como a cachaça e a farinha geram um pouco de gás carbônico, muito importante para a formação de bolhas na hora da fritura e responsáveis pela crocância.

  4. Nunca se esqueça de “selar” a massa nos canudos

    Passe sempre uma pincelada de clara de ovo nas bordas das massa quando for enrolá-las nos canudos. Isso serve para que eles não abram na hora de fritura e evitam que você perca todo o trabalho que teve fazendo a massa, abrindo e cortando, antes de enrolar e fritar

  5. Espere os canudos esfriar antes de guardá-los

    O total resfriamento dos canudos, depois de fritos, é fundamental para que eles fiquem corocantes por mais tempo depois de prontos. Aliás, para que fiquem frescos por ainda mais tempo, se possível, embale-os à vácuo, como fazemos. Assim, eles duram por até 30 dias, sem perder a crocância e sem ter alteração de sabor.

  6. Uma dica bônus

    Se for servir os cannoli muito tempo depois de preparados, deixe o recheio e os canudos separados, só recheando, no máximo, uns 10 minutos antes de comer. Se forem recheados antes, a massa “amolece” e a crocância “vai pro vinagre”.

Relembre a receita:

PARA A MASSA
• 250 g de farinha 00
• 30 g de açúcar
• 30 g de banha de banha
• 1 ovo pequeno
• 50 ml de Marsala
• 10 ml de vinagre
• uma pitada de sal
• casca de laranja
• 2 g de pó de canela
• 1 gema de ovo
• óleo

PARA O CREME
• 800 g de ricotta de ovelha
• 320 g de açúcar em pó

PARA DECORAR
• Casca de laranja confitada
• Cerejas cristalizadas
• Pistache
• Gotas de chocolate amargo
• Açúcar de confeiteiro

Quer ver o passo a passo? Clique aqui.

2 comentários em “Receita de cannoli: 5 dicas para fazer os seus cannoli

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s