Leave the gun, take the cannoli

Uma das cenas mais emblemáticas do cinema, que acontece aproximadamente aos 50 minutos do clássico O Poderoso Chefão (The Godfather), logo após a cena “agora ele dorme com os peixes”, é aquela em que os capangas Clemenza e Rocco entram em um carro com Paulie. Eles pretendem matá-lo. Mas não é pela execução do traidor que a cena fez fama, mas sim por uma célebre frase. Você sabe qual? E quem é o verdadeiro criador dela? Bem, antes, vamos refrescar um pouco a memória:

No início da cena, Clemenza, interpretado pelo ator nascido no Bronx – Richard S Castellano, sai de casa e conversa com sua esposa. Na sequência Paulie aparece dentro do carro e então ouvimos a mulher de Clemenza gritando: “Não se esqueça dos cannoli” (esta foi uma adição de diálogo feita de última hora pelo diretor Francis Ford Coppola).

Clemenza então afirma que vão procurar “some mattresses” (algumas casas seguras para esconderijo) e pede para que Paulie dirija até “309 West 43rd Street”. Daí segue-se uma montagem de imagens de época de Nova York enquanto eles conversam e, em seguida, vemos uma panorâmica do carro se dirigindo a um descampado, além de Nova York. Clemenza pede para parar, pois precisa tirar “água do joelho”. Ao fundo se vê a Estátua da Liberdade.

Três disparos são efetuados por Rocco na cabeça de Paulie. Quando Rocco sai do carro, Clemenza diz: “Leave the gun, take the cannoli” (Deixe a arma – pegue os cannoli). Ele pega os doces enquanto Paulie está morto contra o volante…

Anos depois, Coppola deu todo o crédito ao ator : “Foi Richie quem improvisou a inclusão dessa frase que se tornou tão famosa quanto uma série de coisas do Poderoso Chefão”.

E, temos que admitir, também torno os cannoli famosos no mundo todo! Grazie, Clemenza (Richard Castellano). 🙂

Reveja a cena:

Um comentário em “Leave the gun, take the cannoli

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s