Cannoli: como fazer?

Receita de Cannoli - Cannoli do CalimanoDá trabalho fazer? Dá… não vou mentir. Mas vale cada minuto e ingrediente gasto na hora de comer? Vale!! E muito. Pensando bem, depois que você come, o trabalho nem é tão árduo assim.

Pra quem não conhece, os cannoli (plural de cannolo, que em italiano quer dizer algo como “cano/canudo”) são comuns na Itália, principalmente na Sicília, onde acompanham às pessoas do dia do nascimento até o funeral, nos quais são servidos indiscriminadamente.

Aqui no Brasil não eram um doce muito comum e ainda, quando são feitos, não são 100% fieis à receita siciliana, com algumas exceções como na Pizzaria Leggera, em Perdizes. Embora sejam especializados em pizzas napolitanas, comer um cannolo lá é como viajar à Sicília – ilha que deu ao mundo outras delícias como a Cassata Siciliana e o vinho Nero D’avola, entre muitas outras. Bom, vamos à mais uma receita.

Ingredientes
Massa
* 2 colheres (sopa) de azeite de oliva * 500 g de farinha de trigo * 1 xícara de vinho Marsala * 1 colher (chá) de cacau * ½ colher (chá) de sal 
* ½ colher (chá) de açucar * 1/2 colher de canela em pó * 1 clara de ovo

Recheio
* 150 g de açúcar confeiteiro * 2 colheres (chá) de sementes de baunilha (ou essência) * raspas de casca de limão siciliano * raspas de casca de laranja * 50 g de raspas de chocolate * 100 g de frutas cristalizadas picadas * 450 g de ricota * pistaches sem cascas

O Preparo
Misture a farinha, o cacau, o sal e o açucar em uma tigela, faça um “vulcão”, abrindo um buraco no meio e então junte os líquidos: o azeite, o vinho Marsala e a clara de ovo. Trabalhe bem a massa, por uns 5 ou 6 minutos até ela ficar homogênea. Deixe a massa descansar na geladeira por umas 4 horas. Na hora de abrir, enfarinhe bem a pia ou a mesa e abra com um rolo de macarrão (ou no cilindro se você preferir), deixando-a com uns 2 mm de espessura. Com um cortador redondo ou usando um pires como base, corte pequenos discos de massa de mais ou menos uns 8 cm. Enrole cada disco da massa em um tubo para cannolli , umedecendo a borda que vai ficar por baixo e aperte levemente – isso ajuda a “colar” a massa. Frite os cannolli em óleo bem quente – de preferência, óleo de girassol.

O recheio
Passe a ricota por uma peneira e misture com o açúcar de confeiteiro, raspas de chocolate e as frutas cristalizadas. Acrescente a essência da baunilha (eu prefiro colocar a baunilha de verdade…) e recheie os cannoli – que devem estar frios já – com uma colherzinha ou com um saco de confeiteiro.

Polvilhe os canudos com açúcar de confeiteiro. Se quiser, você também pode mergulhar “as pontas” dos cannolli no cacau ou em pedacinhos deciocolatto, colocar um pistache e/ou uma casca de limão siciliano ou laranja cristalizados em cada uma delas pra finalizar.

Uma dica
Se for servir os cannoli muito tempo depois de preparados, deixe o recheio e os canudos separados, só recheando, no máximo, uns 10 minutos antes de comer. Se forem recheados antes, a massa “amolece” e a crocância “vai pro vinagre”.

Buon apettito!

Um comentário em “Cannoli: como fazer?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s